A energia eólica se destaca entre as fontes energéticas sustentáveis no Brasil. Provocada a partir da força do vento, movimenta turbinas que acionam um gerador capaz de converter massas de ar em eletricidade.
Mediante a pandemia do covid-19, este foi um dos setores que recebeu grandes investimentos. Atualmente, a energia eólica é a 2ª maior responsável por produção de energia em nosso país (a 1ª são as hidrelétricas).
Safra dos ventos
É como é conhecido o período de maior incidência de ventos que acontece entre agosto e setembro no Nordeste. Esse evento tem contribuído para fazer da região uma eficiente fonte de energia renovável no país.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Nordeste é responsável pela produção de 89% de toda a eletricidade gerada dessa forma, impulsionando a produção de eletricidade vinda de fontes renováveis no Brasil, que hoje produz cerca de 45% de sua energia elétrica de forma sustentável, destacando-se mundialmente.
O crescente interesse global em apostar em fontes alternativas levou a um crescimento notável do setor. Entre 2015 e 2019, a energia eólica gerou mais de 652 bilhões de dólares em investimentos. Atualmente, estima-se que o setor mobilize cerca de 14 bilhões de reais. Em 2021, as usinas eólicas representaram mais de 70% de todas as novas usinas construídas no Brasil e a tendência é que o setor cresça ainda mais.
Contribuição na solução da crise energética
A energia eólica pode amenizar o atual cenário brasileiro: há mais de 90 anos o Brasil não atravessava uma crise hídrica tão grave, provocada especialmente pela falta de chuva. Uma das alternativas encontradas foi justamente o transporte de eletricidade produzida no Nordeste a algumas das regiões mais afetadas pela crise, como o Sul e Sudeste.
Assim, a importância da energia eólica fica cada vez mais evidente, ganhando cada vez mais investimentos no Brasil e no mundo. Além disso, a matriz possui um excelente custo benefício e pode ser uma ótima alternativa em momentos de crise como o que estamos atravessando.
Nós, da Solarterra, somo especialistas em energias renováveis. Veja como trabalhamos!