Avicultura: como melhorar o ROI investindo em ventilação

490

Há 25 anos, a indústria avícola parecia completamente diferente do que é hoje. Você poderia dirigir pelo país e ver duas ou até três galinheiros afastados da estrada principal onde o produtor morava em algum lugar à vista da fazenda.

Na paisagem atual, a fazenda parece completamente diferente do que era nas gerações anteriores. Ela está longe da estrada e o agricultor pode morar a menos de um quilômetro, com a fazenda ligada diretamente à Internet para alertar o agricultor sobre qualquer risco potencial envolvido.

Banco de imagens Canva

Onde entra o termo retorno sobre o investimento (ROI)?

ROI é um termo usado no ambiente de negócios para permitir que os investidores saibam quanto tempo levará para obter o retorno do investimento inicial. Para alguns, pode levar cinco anos até que eles vejam um retorno, e para outros, em 20 anos. Então, como a ventilação se relaciona com o ROI? É preciso que você considere a ventilação como um investimento em quatro a cinco áreas principais.

– Investindo no ambiente ideal

A primeira área onde um avicultor precisa investir é no ambiente da casa. Criar o ambiente ideal para as galinhas crescerem custa dinheiro. Este é um investimento que o criador verá somente quando o rebanho for vendido e ele for pago pela criação do mesmo.

Algumas das principais áreas em que se deve investir são a excelente qualidade do ar (que inclui baixo teor de amônia, baixo teor de CO2 e baixo teor de poeira, juntamente com a temperatura ideal para proporcionar conforto perfeito às aves. Criar o melhor ambiente custará um pouco mais, mas pagará bons dividendos no final.

– Acertando na seleção dos equipamentos

Outra área a ser considerada ao procurar um ROI é a seleção do equipamento. O mercado de hoje não é diferente de outros mercados de negócios. Há um preço para o equipamento avícola. Todos nós já ouvimos o ditado “mais barato nem sempre é melhor”, e podemos dizer isso com confiança quando olhamos para os preços de equipamentos para um investimento de 40 anos. Simplificando, quando você está olhando para um equipamento, pense em longo prazo e na eficiência para fazer um bom investimento.

– Aprendendo sobre administração de avícolas

O terceiro erro mais comum no setor é não entender como administrar uma granja avícola como um negócio. O setor está cheio de fazendeiros de várias gerações que entraram no negócio porque tinham um membro da família que criava galinhas e aproveitava os benefícios. No entanto, quando se pretende construir casas, ou se você cria galinhas há 15 anos, é preciso administrar sua fazenda como um negócio e não como uma fazenda de galinhas.

– Lidando com os lucros

A última área em que precisamos nos concentrar é nos lucros. Qualquer pessoa que já trabalhou no ramo avícola sabe que não somos um negócio de enriquecimento rápido. Está demorando cada vez mais para obter retornos sobre nossos investimentos iniciais com prazos de empréstimo mais longos; no entanto, assim que começarmos a ter lucros maiores, o que faremos com o dinheiro?

O ROI não é apenas um termo de negócios. No final do dia, todo avicultor precisa pesar o custo e os benefícios. Investir com sabedoria hoje para colher os frutos por meses e anos à frente.

– Dica Bônus

O investimento em energia solar pode ser uma garantia de qualidade do ambiente ideal para as aves, uma vez que o sistema integrado assegurará o fornecimento contínuo de energia, sem picos ou pausas.

Nós, da Solarterra, somos especialistas em projetos como estes. Se você gostaria de falar sobre o seu projeto, entre em contato agora.

Banco de imagens Canva

Veja o artigo original que deu origem a este post.

Você também poderá gostar de ler: O que um ovo tem a ver um painel solar?

Artigo anteriorTendências do setor de energia eólica no Brasil
Próximo artigo5 fatores fundamentais para o seu projeto de energia solar