Se você pode economizar até 95% em energia elétrica e por conta de um “pequeno erro” de instalação economiza apenas 78%, não precisa fazer muitas contas para ver que está em prejuízo, não é mesmo?

Conheça a seguir os cinco fatores principais que devem ser levados em consideração no seu projeto de energia solar fotovoltaica:

1 – Correto dimensionamento do projeto

Existem alguns requisitos para o dimensionamento do sistema fotovoltaico off-grid e o processo precisa seguir os seguintes passos: 

  1. Verificação do consumo em Watt;
  2. Cálculo do consumo médio dos aparelhos;
  3. Estimativa de tempo de consumo energético; 
  4. Estimativa de consumo diário. 

Neste momento, são considerados todos os itens que consomem energia, desde lâmpadas até chuveiro elétrico, aparelhos de ar condicionado entre outros. 

A quantidade de painéis necessária está diretamente relacionada à demanda de energia elétrica, além da escolha da tecnologia que será utilizada. Além disso, a incidência solar na região da instalação também é levada em consideração. 

Agora, muita ATENÇÃO: somente um especialista é capaz de fazer o dimensionamento do projeto corretamente.

2 – Conexões bem feitas

Conectores parecem detalhes simples da instalação, mas são muito importantes. É preciso o olho treinado de um engenheiro para atender aos requisitos de um projeto.

Além de cumprir o papel de estabelecer as conexões elétricas, os conectores devem atender aos requisitos de tensão e corrente do projeto, proporcionando um ponto de contato de baixa resistência.

Eles também precisam:

  • Suportar temperaturas extremas e ciclos térmicos (sol, chuva, rajadas de ventos);
  • Resistir a eventos mecânicos;
  • Manter a conexão durante toda a vida útil do conjunto.

Percebe como todos os detalhes fazem a diferença para o sucesso da instalação?

3 – Posição das placas sem sombreamento

O sombreamento, por menor que seja, pode afetar a geração de energia do sistema solar fotovoltaico.

Quando um módulo solar permanece sombreado, a área age como um resistor, fazendo com que a potência gerada seja dissipada na forma de calor que, a longo prazo, pode danificar os painéis solares. Além disso, compromete a geração de energia solar total em até 75%.

Assim, idealmente o sistema solar fotovoltaico deve permanecer 100% livre de sombreamento desde o nascer até o pôr do sol para que a corrente produzida circule por todas as células e se obtenha geração da capacidade total de energia.

4 – Ancoragem correta

Imagina o seguinte: você acaba de adquirir um sistema de energia solar, sente-se feliz e realizado por este feito, mas logo na primeira ventania mais forte, as placas solares saem voando para longe. Terrível, não? Infelizmente, casos assim ocorrem com certa frequência em função de um serviço de ancoragem mal feito.

Escolher os tipos de suportes mais adequados ao seu telhado e ser minucioso no momento da instalação são fatores imprescindíveis.

Cada tipo de telhado exige uma espécie de estrutura que melhor se adeque ao material e formato das telhas, assim como também existem diferentes estruturas para montagem do painel em solo.

5 – Posição das placas sem sombreamento

A direção dos painéis solares e a forma como estão posicionados possuem grande importância na captação de energia.

Saber direcioná-los corretamente, além de aumentar a eficiência da captação de energia, pode fazer com que sua instalação exija menos recursos e leve menos tempo para ser finalizada.

No Brasil, a direção recomendada do painel solar fotovoltaico é a voltada para o Norte. Isso porque, no hemisfério Sul, o Sol nasce no Leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste.

Vamos conversar sobre o seu projeto?

Artigo anteriorAvicultura: como melhorar o ROI investindo em ventilação