Quando o sol não está presente, ou mesmo quando está chovendo, o painel de captação de energia solar fotovoltaica capta a luminosidade e gera energia.

Naturalmente, a carga é menor, porém muitas vezes, suficiente para manter os sistemas instalados funcionando normalmente. No caso de sistemas independentes, que dispões de baterias para acumulação de carga elétrica, as baterias continuam a ser carregadas.

Então, em um dia de chuva o painel solar fotovoltaico continua captando e gerando energia elétrica. Porém, em menor quantidade. Já durante a noite a captação de energia não existe, pois não há luminosidade suficiente para isso.
Isso permite a continuidade do trabalho de bombas d´água solares por exemplo que irão manter os reservatórios cheios pois ao longo do dia estarão sempre captando a água do poço, por exemplo. 

Também vai manter o freezer funcionando regularmente, os principais eletrônicos e a iluminação em operação. 

Caso o sistema instalado possua baterias, então nada na sua casa ou estabelecimento será desligado, a menos que no período da noite haja uma sobrecarga, algo que supere a capacidade instalada. Mas ainda assim, pode-se anexar mais baterias e tudo estará funcionando plenamente, conforme seu projeto. Conte com a Solarterra para um perfeito dimensionamento.

As placas de energia solar fotovoltaica começam a operar logo nos primeiros momentos de luz do dia e cessam após escurecer. Para ilustrar isso veja nos três gráficos abaixo os resultados de captação de energia solar, instalado pela Solarterra em residência em Caraguatatuba – SP (litoral norte), região de muita chuva e também de muito sol.

Monitoramento do dia 15/11/2015. Um dia parcialmente nublado. Picos entre 5 e 6 K.

Monitoramento equipamentos solares fotovoltaicos Solarterra Ginlong c

Monitoramento do dia 15/11/2015. Luminosidade regular ao longo do dia com pico nos horários do meio do dia.

Ótimo aproveitamento das 7:00h da manhã até as 19:00h (horário de verão). Nota-se uma forte alternância entre sol e nuvens. Porém há picos de 10 Kw, acima do esperado no projeto inicial. Esta residência está produzindo mais do que comprou. Um ótimo negócio.

Monitoramento equipamentos solares fotovoltaicos Solarterra Ginlong b

Monitoramento do dia 20/11/2015. Luminosidade regular ao longo do dia com pico nos horários do meio do dia. 

Provavelmente um belo dia de sol com muitas nuvens ou mesmo chuva por volta de 15:30h. Picos de mais de 10K.

Monitoramento equipamentos solares fotovoltaicos Solarterra Ginlong zoom